O que é Phmetria?
A phmetria esofágica é um exame em que se mede a acidez do refluxo ácido do estômago para e esôfago e para a faringe. Atualmente, é o exame mais adequado para avaliar-se a intensidade do refluxo gastroesofágico. A phmetria esofágica consiste na medição do pH intraesofágico durante um período contínuo de 24 horas e sua correlação com eventos cotidianos como alimentação, sono, sintomas, posturas,etc.
Como é realizado o exame?
Os valores no PH esofágico são registrados durante 24 horas, por meio de um cateter com sensores que está conectado a um aparelho que armazena e grava as informações. Os cateteres são de pequeno diâmetro, sendo bem tolerados pela maioria dos pacientes, inclusive crianças. Eles são introduzidos através da narina, após lubrificação com gel anestésico (xylocaina), e colocado no esôfago. Na sequencia, é fixado no rosto e no pescoço do paciente com uma fita adesiva de micropore, pois é de suma importância que o mesmo posicionamento seja mantido durante todo o procedimento. A grande maioria dos cateteres possui uma conexão com a pele, através de eletrodos que também não podem ser desconectados durante o exame. O aparelho com o qual o cateter está ligado e que armazena as informações, é, na maioria das vezes, leve e de pequeno tamanho. Os botões do visor desse equipamento são acionados à medida que o paciente apresenta os sintomas ou realiza alguma ação como: alimentar ou deitar. Com isso, é possível relacionar os eventos com os episódios do refluxo. Depois de completadas às 24 horas, o cateter é retirado e as informações gravadas são transferidas para um computador e, apor meio de um software é avaliado a presença ou não de refluxo patológico e sua relação com sintomas, alimentação e a posição do paciente.
Preparo
O exame inicia com a colocação do cateter. O paciente permanece, a partir da colocação, com o cateter por 24 horas, período em que ocorrem as medições. Passado esse período, o cateter é retirado, quando ocorre o diagnóstico e avaliação do material colhido no procedimento.