Ubá, 15 de janeiro de 2025

Exames

Dilatação de Esôfago

A clinica

O que é Dilatação de Esôfago?

Dilatação esofágica é um procedimento que permite ao médico dilatar, ou abrir, uma área estreitada do esôfago. Há várias técnicas que podem ser usadas com este propósito. Pode ser realizada com auxílio direto da endoscopia ou, alternativamente, através de sondas dilatadoras calibradas passados através da boca para o esôfago.

Como é realizado o exame?

O médico borrifará um spray de anestésico local na garganta e administrará a sedação para ajudá-lo a relaxar. O endoscópio é então passado pela boca para o esôfago (e, se possível, ao estômago e duodeno). O endoscópio não interfere com a respiração. Neste ponto, o endoscopista definirá se usa um balão dilatador ou sondas plásticas sobre um fio-guia para realizar a dilatação. Pode ocorrer uma sensação de pressão na garganta ou no peito durante o procedimento.

Preparo

O estômago deve estar vazio, então você deve estar em jejum por pelo menos 8 horas antes do procedimento. O médico lhe informará quando iniciar o jejum. Comunique com antecedência sobre o uso de medicamentos, particularmente aspirina, anticoagulantes e remédios para "afinar o sangue". A maioria dos remédios podem ser continuados como de costume, mas podem ser necessários ajustes antes do exame. Avise se tem alguma alergia a medicamentos assim como condições médicas como doenças cardíacas e pulmonares. Também avise se você requer antibióticos para procedimentos dentários, pois você pode necessitar do antibiótico antes da dilatação também.

Dr. Luiz Fernando Caputo
CRMMG-18622

Dr. Marcos Augusto de Carvalho
CRMMG-32906