A azia é conhecida também como pirose, dor no peito não cardíaca.
É uma sensação de queimação vinda da parte de trás do esterno, um osso localizado na parte anterior do tórax. Pode se apresentar como uma dor que se irradia pelo peito, pescoço ou a garganta. A azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos): ele segue do estômago para o esôfago, como se fosse retornar à boca. Esse refluxo, por sua vez, é causado pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula, chamada esfíncter: ela se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e também os sucos gástricos que circulam por ali.
Causas
Normalmente, quando a comida ou a bebida entra no estômago, uma faixa muscular no final do esôfago fecha o órgão, para que seja feita a digestão. Essa faixa é chamada de esfíncter esofágico inferior (EEI). Se essa faixa não se fechar o suficiente, o conteúdo do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago. Esse material parcialmente digerido pode irritar o esôfago, provocando alguns sintomas, entre eles a azia.
Esse refluxo costuma ser pior quando a pessoa deita ou se inclina.
Fatores de risco
Há maior probabilidade de uma pessoa apresentar o sintoma se ela tiver hérnia de hiato. A hérnia de hiato acontece quando parte do estômago se projeta para dentro da cavidade torácica, o que enfraquece o esfíncter e facilita a volta do ácido desde o estômago até o esôfago, causando, assim, a azia.
A gravidez e o uso excessivo de medicamentos também podem provocar ou intensificar a queimação.
O consumo de certos alimentos também pode favorecer os sintomas. Confira alguns alimentos e bebidas capazes de provocar azia:
Álcool
Pimentas
Chocolate
Café
Alimentos gordurosos
Frituras
Ketchup
Mostarda
Cebolas
Suco de laranja
Refrigerantes
Molho de tomate
Vinagre
Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia