Colite, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa
São afecções intestinais que fazem parte do grupo das doenças inflamatórias do intestino (DII). A causa das DII é desconhecida mas há evidências de que esteja relacionada a alterações do sistema imunológico associadas a modificações genéticas e fatores externos.
Tanto a Doença de Crohn como a Retocolite Ulcerativa são consideradas doenças inflamatórias intestinais, porém a Doença de Crohn pode causar, nos casos mais graves, a inflamação de todo o tubo digestivo, isto é, desde a boca até o ânus, além de comprometer todas as camadas da parede intestinal. Já na Retocolite Ulcerativa, só o intestino grosso e o reto são comprometidos em suas camadas mais internas, aquelas que têm mais contato com o bolo alimentar. Ambas as doenças são de difícil diagnóstico no começo dos sintomas, podendo haver confusão entre o que é Crohn e o que é Retocolite. Às vezes o termo “Colite” é utilizado para englobar todas essas alterações do intestino tanto a Doença de Crohn quanto a Retocolite Ulcerativa.
Os sintomas mais frequentes são; crises de diarreia prolongadas (mais de 15 dias) e de forte intensidade (muitas evacuações por dia); sangramento e catarro nas fezes; dor e distensão abdominal. Pode ainda ocorrer febre persistente, emagrecimento, perda de apetite, dores musculares e nas “juntas” articulares, entre outros.
Fonte: Abrapreci