Ubá, 15 de janeiro de 2025

Dicas para prevenir a azia

Você costuma comer alguns alimentos, mas ao terminá-lo sente aquele mal-estar causado pela azia? Mas o que é azia? É o refluxo do suco gástrico que vai do estômago para o esôfago como estivesse voltando para a boca.  Isso ocorre devido a um problema na válvula localizada no estômago que não se fecha corretamente, fazendo com que o ácido gástrico retorne ao esôfago.

Fique de olha nas dicas que podem te ajudar a não sentir esse desconforto:

– Frituras e gorduras devem ser consumidos com cuidado porque eles permanecem mais tempo no estômago, pois a digestão é mais lenta e isso aumenta as chances de sentir azia.

– Alimentos que contém cafeína podem causar queimação. Essa substância causa um relaxamento na válvula do estomago, fazendo com o que o conteúdo ácido retorne.

– Quando temos uma alimentação exagerada, dificultamos a digestão fazendo com que o ácido gástrico vá para o esôfago.

– Não tome leite se estiver sentindo azia. O leite piora a queimação devido o seu ph ser alto.

– Tomate, pimentão, pepino e feijão, se consumidos e você sentir mal-estar, diminua a quantidade desses alimentos na sua alimentação.

– As bebidas alcoólicas relaxam todos os músculos, inclusive os músculos da válvula que fecha o estômago e isso causa queimação.

– Acabou de fazer sua refeição? Espere pelo menos uma hora para deitar, pois a posição que ficamos para dormir e o relaxamento que sentimos quando estamos dormindo também podem causar azia.

– Os alimentos ácidos irritam menos o estômago e diminuem a chance de acontecer o refluxo. Caso você já tenha alguma lesão no esôfago ou na garganta, poderá sentir uma queimação com a passagem desses alimentos. Por isso, fique atento aos seus sintomas!

– Se você tiver horários regulares para se alimentar menor será a chance de sentir azia, pois seu organismo já estará preparado para receber o alimento.

Com alguns cuidados no seu dia a dia é possível reduzir o mal-estar causado pela azia.

Mas lembre-se que é importante sempre procurar um médico para um tratamento mais específico.

  • teste

Dr. Luiz Fernando Caputo
CRMMG-18622

Dr. Marcos Augusto de Carvalho
CRMMG-32906